Iniciado projeto de catalogação e preservação de documentos históricos do TJ-PI
- Capital Teresina
- 23 de abr. de 2015
- 1 min de leitura
A amostra documental coletada contém documentos dos séculos XVIII e XIX
A Corregedoria Geral de Justiça do Estado do Piauí (CGJ-PI) e o Núcleo de Pesquisa e Memória (Nupem) da Universidade Federal do Piauí (Ufpi) deram início nesta quarta-feira (22) ao projeto de identificação, catalogação e preservação dos documentos históricos do Poder Judiciário piauiense. Servidores da CGJ-PI e pesquisadores do Nupem realizaram a coleta de documentos com valor histórico na comarca de Castelo do Piauí, uma das mais antigas do estado.

O termo de cooperação técnica assinado entre as duas instituições prevê a coleta, higienização, tratamento, catalogação, organização e digitalização dos documentos históricos das comarcas de Castelo do Piauí, Oeiras, Parnaguá, Jerumenha, Parnaíba e Campo Maior.
“Em uma visão apenas prospectiva, já conseguimos verificar um acervo dos mais valiosos para a história civil do município (de Castelo do Piauí). É urgente uma abordagem voltada para a preservação desse acervo, que, como arquivo morto, hoje está apenas depositado”, comenta o chefe do Departamento de História da Ufpi, professor Fonseca Neto.
A amostra documental coletada, e encaminhada à sede do Nupem, contém documentos dos séculos XVIII e XIX, como os primeiros registros de propriedades do município.
“É importante para a Corregedoria manter o acervo documental das unidades judiciárias e serventias extrajudiciais (cartórios extrajudiciais) organizado, higienizado e catalogado de acordo com as normas do Conarq (Conselho Nacional de Arquivos) e em observância às deliberações da Comissão Permanente de Avaliação Documental do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí”, explica Clarindo José Lopes Machado, servidor da CGJ, sobre o trabalho inédito.
Fonte: Capital Teresina
Comments