A gestão do bem intangível: gestão do conhecimento e capital intelectual
- Ismael Azevedo
- 5 de ago. de 2015
- 2 min de leitura
O ambiente da competitividade organizacional muda a cada geração bem como o cenário vem tornando o mercado mais competitivo em função do acesso massificado a combinação dos diversos recursos, processos, tecnologias, práticas de gestão. O mercado está inserido em um cenário feroz, cada dia mais hostil e evolutivo.

Dentro dessa nova perspectiva de cenário, surgem paradoxos quanto ao valor, e nenhuma empresa, mesmo as consolidadas, estão longe desse paradoxo de mercado áspero. A submissão a que se devem as empresas para continuar vivas dentro do paradoxo do mercadoatual chama-se conhecimento. O conhecimento passou a ser parte do ativo organizacional das empresas, pois é um agente transformador, gerenciador de diferencial competitivo.
Partindo dessa conjuntura, os aspectos ligados à gestão do conhecimento dos colaboradores e todo o processo produtivo têm ganhado bastante expectativa de interesse, haja vista que são influenciadores no que diz respeito à criação de valor nas empresas. Não obstante das realidades passadas é notório que as empresas precisam estar em constante movimento de inovação e desenvolvimento, afinal segundo Takeuchi (2008), se pudermos esclarecer os paradoxos, o mundo parecerá diferente e menos ameaçador. Para o autor, o conhecimento é inerentemente paradoxal, pois é formado do que aparenta ser dois opostos.
A Gestão do Conhecimento quando trabalhada de forma estratégica é um recurso participante do ativo de uma empresa, bem como toda experiência e informação gerada por um indivíduo dentro de determinada área de seu domínio se compartilhada, e se trabalhada de forma estrategicamente competitiva se transformará em um novo ativo organizacional.
Faz lembrar Bassetto (2013) que, há uma exigência intrínseca na busca constante por mais informação e conhecimento e que requer o desenvolvimento de habilidades especificas. Partindo do pressuposto da importância das pessoas e suas atuações como atores no processo de geração de valor em função do conhecimento que cada um dispõe para as organizações, a gestão do conhecimento é um esforço para tornar disponível todo e qualquer conhecimento, para que todos possam deleitar quando da necessidade, como forma de ampliar e aprimorar o desempenho do capital humano dentro das organizações.
Comments